Saltar os Menus

Notícias

3 de Maio de 2018

Dia Internacional dos Museus – 18 de maio

Os museus, tal como os arquivos e as bibliotecas, compartilham em comum as tarefas de guardar, documentar, conservar e preservar bens culturais, com o objetivo final de organizar a informação, permitindo assim, o acesso ao saber e ao conhecimento dos utilizadores destas instituições de memória.

O ADFAR assinala esta data através da publicação de um quadro representativo dos museus regionais existentes no Algarve em 1942, resultado de um inquérito realizado em janeiro de 1942, pela Junta da Província do Algarve, enviado aos municípios de Faro, Lagos, Castro Marim e Silves, onde se solicitava informação relativa aos museus de arte regional existentes nos concelhos.

A manutenção destes museus, de acordo com o art.º 313º do Código Administrativo, deveria ser subsidiada pela Junta da Província, sendo sua responsabilidade, criar e manter museus de etnografia, de história, de arte regional e arquivos distritais. Deveria recolher, inventariar e publicar sobre as tradições populares regionais, sobre relíquias arqueológicas, históricas e monumentos artísticos, assim como, conservar e divulgar os usos e costumes regionais.

 

PT_ADFAR_ACD_ADFAR_GID_009 Caixa 129

Esta notícia foi publicada em 3 de Maio de 2018 e foi arquivada em: Documento em Destaque.