Saltar os Menus

Preservação e Restauro

O Arquivo Distrital de Faro tem como uma das suas principais atribuições, a par da difusão, a preservação da documentação à sua guarda. Nesse sentido, o grande objetivo é preservar a integridade da informação contida nos diferentes suportes que compõem os fundos, para que possam estar acessíveis e legíveis a todo o momento. Para isso são tomadas medidas de preservação e, por vezes, realizadas intervenções de restauro que nos permitam manter a documentação “saudável” e acessível.

Estratégias como a reprodução digital permitem-nos substituir a utilização dos documentos originais pelas suas reproduções. Desta forma, reduzimos a degradação do documento e contribuímos para a sua preservação a longo prazo.

No entanto, a preservação não é uma obrigação exclusiva do Arquivo Distrital de Faro, é um desígnio de todos nós. Com efeito, é com o contributo de todos que poderemos preservar a nossa memória coletiva.

Exortamos, então, os nossos leitores para uma conduta amiga dos documentos, pois só desta forma velamos pelo futuro da nossa memória coletiva.

Paulo Mariz Lourenço. 2015.

Última Actualização: 15 de Janeiro de 2016