Saltar os Menus

Notícias

2 de Outubro de 2017

Feira de Faro/Feira de Sta. Iria

De acordo com alguns historiadores a Feira de Faro teria o seu início em 1596, no reinado de Filipe I, com o intuito de incentivar o comércio e o fornecimento de alimentos e de outros bens de consumo, a uma população carenciada devido ao saque sofrido pela invasão de tropas inglesas. Outros autores defendem que a sua origem seria mais remota, de origem medieval, tendo em conta a importância da cidade de Faro na região do Algarve e à atribuição de cartas de feira a diversas localidades portuguesas durante o século XIII.

A feira, igualmente chamada de Feira de Santa Iria, realiza-se na segunda quinzena de outubro, coincidindo com o dia dedicado ao culto de Santa Iria, a 20 do mesmo mês. Até 1906, teve lugar entre o Largo do Pé da Cruz e o Campo da Trindade, passando depois e até hoje, para o Largo de S. Francisco.

Para assinalar o evento e a sua importância para a cidade de Faro e as suas gentes, apresentamos a notícia retirada do jornal Correio do Sul, datado de 20 de outubro de 1929, onde se descreve pormenorizadamente o local, as atividades comerciais e os divertimentos, terminando a notícia da seguinte forma:

“E a envolver tudo, enchendo as ruas, desde o Jardim a S. Luiz, um enorme, interminável formigueiro humano, manchando a cidade de pinceladas multicores (…) a vivificar as artérias da cidade…

E, como manto protector estendido por sobre tudo isto, magnificente, esplendoroso, um tempo soberbissimo, um amor de tempo…”

 

Correio do Sul, nº 661, 20/10/1929

PT_ADFAR_BIB_HMT-001_019

 

PT_ADFAR_BIB_HMT-001_019

Esta notícia foi publicada em 2 de Outubro de 2017 e foi arquivada em: Documento em Destaque.