Saltar os Menus

Notícias

1 de Junho de 2018

Dia Internacional dos Arquivos – 9 de junho

Instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, em 2007, comemora-se a 9 de junho, o Dia Internacional dos Arquivos. A efeméride tem como principais objetivos promover e divulgar a causa dos arquivos em todo o mundo.

Neste sentido o Arquivo Distrital de Faro destaca, como documento do mês, um ofício enviado pelo então Diretor do Arquivo Distrital de Faro, Dr. Salustiano de Lopes de Brito, ao Presidente da Assembleia Distrital de Faro, datado de 23/03/1985, onde solicita que sejam tomadas medidas urgentes para a construção do edifício do Arquivo Distrital de Faro. O ofício é acompanhado da ata da reunião de 27 de fevereiro de 1985, do Concelho Técnico Consultivo do Arquivo Distrital.

Lembramos que o Arquivo Distrital de Faro foi criado pelo Decreto-Lei nº 46350, de 22 de maio de 1965, só entrando em funcionamento a 16 de setembro de 1970, tendo recebido, nessa data, as primeiras incorporações que ficariam disponíveis ao público dois anos depois.

Instalado inicialmente no edifício da Junta Distrital, de quem recebia apoio financeiro, esteve alojado em diferentes locais da cidade de Faro. Somente em 1996, após diligências do Instituto Português de Arquivos e da cedência de um terreno camarário, foi dado início à construção do edifício onde se encontra atualmente, tendo-se dado a inauguração oficial a 25 de fevereiro de 1997.

 

Esta notícia foi publicada em 1 de Junho de 2018 e foi arquivada em: Documento em Destaque.