13 de Dezembro de 2018
Câmara de fumigação pelo sulfureto de carbono para expurgo de figos
Como documento em destaque para o mês de dezembro, apresentamos o pedido de concessão de alvará para exploração de duas câmaras de fumigação pelo sulfureto de carbono, para expurgo de figos, acompanhado da respetiva planta.
O pedido, feito pela firma: Herdeiros de Frederico Ramirez, Exploração Agrícola e Pecuária, situada na Quinta de Cima, em Vila Nova de Cacela, é datado de 21 de setembro de 1945, é parte integrante do processo nº 3256, da 5ª Circunscrição Industrial, Alvará nº 30943, de 1947.
A figueira, de entre as espécies frutícolas dominantes no Algarve, destacou-se pela sua importância comercial, desempenhando um papel importante na economia local e regional, tendo tido, no início do século passado, um lugar de destaque no mercado de exportação, sendo uma importante fonte de rendimento para os produtores de frutos secos. Na produção da passa de figo, tornava-se necessário a sua desinfestação e sanitização, tratamento feito, na altura, com enxofre (o expurgo), de forma a matar insetos e parasitas que atacam o fruto e que estão presentes nas passas.
Refª: PT/ADFAR/ACD/CI5/004-007/28