Saltar os Menus

Notícias

5 de Agosto de 2019

ESTABELECIMENTOS ALIANÇA – Cartaz

Para o mês de agosto destacamos um cartaz publicitário retirado do fundo local da biblioteca de apoio ao arquivo, relativo aos estabelecimentos Aliança, de onde se destaca o conhecido Café Aliança, situado na baixa farense.

Palco de tertúlias literárias, de exposições de pintura, centro da vida cultural, política e social algarvia, frequentado por escritores, políticos, artistas, nacionais e estrangeiros, espaço de discussão da economia algarvia, muita da história contemporânea regional se produziu neste local, tornando-se um ex-libris da cidade de Faro.

O edifício original foi destruído por um incêndio nos finais dos anos 20, tendo o seu proprietário apresentado à Câmara Municipal de Faro, em 1930, um novo projeto da autoria do arquiteto Quintas Júnior, sendo o edifício que conhecemos atualmente e que mereceu o título de Monumento de Interesse Público.

Estabelecimentos Aliança: cartaz – cota ADFAR: 080(469.6) EST

Estabelecimentos Aliança [Visual gráfico]: hotel, mercearia, leitaria, cafés bilhares, tabacaria / José Pedro da Silva, Lda. – [S.l. : s.n.], 1940?. – 1 cartaz : azul impresso em papel branco ; 50×35 cm. – Data segundo características formais e elementos do texto (motivo decorativo, ortografia, nº de telefone).

 

Bibliografia:

NETO, Teodomiro

Café Aliança – 1908-2008: um século de história da cidade. Teodomiro Neto; trad. Jonh Riisell; il. Bernardo Marques, José Maria Oliveira . 2ª ed.. Faro: Aliança, 2008.

Esta notícia foi publicada em 5 de Agosto de 2019 e foi arquivada em: Documento em Destaque.