Saltar os Menus

Notícias

2 de Agosto de 2022

Ascendência de Gago Coutinho

É em jeito de homenagem ao Almirante que fez a primeira travessia aérea ao Atlântico Sul, há exatamente 100 anos, que este mês destacamos documentação relativa aos pais de Carlos Viegas Gago Coutinho.

Lembrámo-nos de fazer este destaque por ter sido divulgada a proposta para que o Aeroporto de Faro se passe a designar Aeroporto Gago Coutinho. Começámos pesquisas no sentido de procurar a ascendência de Carlos Viegas Gago Coutinho, até que descobrimos o registo de batismo do Almirante nos livros digitalizados e disponíveis online na página da Torre do Tombo, mais precisamente, na freguesia de Santa Maria de Belém, concelho de Lisboa, ano de 1869, registo n.º 76. Foi através dos dados da filiação e naturalidade dos pais, que fizemos uma pequena pesquisa genealógica do casamento no livro de casamentos da freguesia da Sé, concelho de Faro, ano de 1867, registo n.º 14.

Desde longa data que se têm levantado diversas dúvidas relativamente à naturalidade de Carlos Viegas Gago Coutinho. Já em 1922, no Jornal Correio do Sul, n.º 120, datado de 9 de julho, o pai de Gago Coutinho, fez um esclarecimento que teve como título, na terceira página, “Onde nasceu Gago Coutinho”.

Venha descobrir mais, na nossa Sala de Leitura.

Fundo da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção (Faro)

Documento: Registo de casamento de José Viegas Coutinho e Fortunata Maria

Código de Referência: PT-ADFAR-PRQ-FAR05-002-00021

Cota Antiga: PSFAR/002/Lv019

Fundo da Hemeroteca

Documento: Correio do Sul n.º 120 de 1922

Código de Referência: PT/ADFAR/BIB/HMT-001/019/0001

Esta notícia foi publicada em 2 de Agosto de 2022 e foi arquivada em: Documento em Destaque.