Saltar os Menus

Notícias

3 de Novembro de 2022

Condessa do Prado da Selva

O destaque deste mês vai para o Auto de Juramento ao Cabeça de Casal, a Assentada para Descrição e Avaliação de bens e a Pública Forma dos Autos de Inventário Orfanológico n.º 70/1889, por óbito de Maria Emília Teresa de Almada Quadros Sousa Lencastre Fonseca Saldanha e Albuquerque, Condessa do Prado da Selva.

Conde do Prado da Selva, foi um “título nobiliárquico criado por D. Fernando II de Portugal, Rei Regente durante a menoridade de D. Pedro V de Portugal, por Decreto de 21 de Dezembro de 1853 em favor de D. Maria Emília Teresa de Almada Quadros Sousa Lencastre Fonseca Saldanha e Albuquerque”, filha de Dona Eugénia de Saldanha de Oliveira e Daun, Condessa de Farrobo.

Embora tenha destacado três partes do processo do Inventário, o destaque maior vai para a Pública Forma porque se trata de um documento notarial, datado de 27 de janeiro de 1871, em que o Tabelião Teodoro José Rafael, se dirige, em Lisboa, ao Palácio dos Condes de São Miguel, a Arroios, casa de morada do Duque de Saldanha, e onde a Condessa do Prado da Selva e sua mãe, Condessa de Farrobo, eram moradoras. Neste ato notarial esteve presente, como segundo outorgante, Pedro Joaquim Tavares Pais de Sousa, seu futuro marido, filho do Visconde da Capelinha, para na presente escritura, regular as cláusulas e condições do seu contrato “de se ligarem um ao outro” pelo matrimónio.

Venha descobrir mais, na nossa Sala de Leitura.

Fundo do Tribunal Judicial da Comarca de Tavira

Código de Referência: PT/ADFAR/JUD/TJCTVR/001/03243

Webgrafia

WIKIPÉDIA. Lista de condados em Portugal. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_condados_em_Portugal [03 de NOVEMBRO de 2022]

WIKIPÉDIA. Conde do Prado da Selva. https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_do_Prado_da_Selva [03 de NOVEMBRO de 2022]

GENI. Eugénia de Saldanha de Oliveira e Daun. https://www.geni.com/people/Eug%C3%A9nia-de-Saldanha-de-Oliveira-e-Daun/6000000022393586521# [16 de SETEMBRO de 2021]

Esta notícia foi publicada em 3 de Novembro de 2022 e foi arquivada em: Documento em Destaque.