Saltar os Menus

Notícias

4 de Janeiro de 2023

Farmácia do Compromisso Marítimo de Lagos

Este mês destacamos dois documentos do Fundo do Compromisso Marítimo de Lagos. Destacamos o Copiador de Correspondência que contém as diversas encomendas feitas pela farmácia do Compromisso Marítimo de Lagos entre os anos 1918 e 1920, assim como o Inventário da farmácia relativo ao ano de 1878.

No Copiador de Correspondência destacamos uma das encomendas que foi feita ao “Instituto Pasteur de Lisboa”, laboratório fundado por Virgínio Leitão Vieira dos Santos em 1898 e que recebeu este nome porque importava os produtos do famoso “Institut Pasteur” de Paris, fundado por Louis Pasteur, um dos grandes nomes na história da química e medicina que ficou famoso por ter criado a primeira vacina antirrábica, entre outras descobertas.

O documento do Inventário da Farmácia contém toda a informação do que uma farmácia comunitária ou oficina farmacêutica necessitava aquando da produção dos preparados galénicos criados para a terapêutica de cada doente.

Venha descobrir mais, na nossa Sala de Leitura.

Fundo do Compromisso Marítimo de Lagos

Copiador de Correspondência

Código de Referência: PT/ADFAR/CON/CMLGS/005/0002

Cota Antiga: 11

Inventário da Farmácia

Código de Referência: PT/ADFAR/CON/CMLGS/009

Cota Antiga: 32-3

Webgrafia

RESTOS DE COLECÇÃO. Instituto Pasteur de Lisboa. https://restosdecoleccao.blogspot.com/2010/11/instituto-pasteur-de-lisboa.html [04 de Janeiro de 2023]

WIKIPEDIA Louis Pasteur https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Pasteur [04 de Janeiro de 2023]

Esta notícia foi publicada em 4 de Janeiro de 2023 e foi arquivada em: Documento em Destaque.