Saltar os Menus

Notícias

2 de Maio de 2023

Farol da Ponta do Altar

Foi no fundo da Junta Autónoma de Estradas que foi localizada documentação relativa ao fornecimento de materiais de construção do Farol de Portimão na Ponta do Altar. As partes do documento que destacamos são: o Anúncio para arrematação por proposta em carta fechada do fornecimento de materiais necessários ao início de obra, datado de 3 de maio de 1886; as condições para a primeira tarefa de fornecimento de materiais, datada de 5 de maio de 1886; e as condições para a segunda tarefa de fornecimento de materiais, datada de 5 de maio de 1886.

Estes documentos estão integrados no fundo da Junta Autónoma de Estradas e foram produzidos pela Direção das Obras Públicas do Distrito de Faro – Secção de estudos e construção em Portimão.

O Farol da Ponta do Altar conta com uma torre com 10 metros de altura e 32 metros de altitude e está localizado, tal como o nome indica, na Ponta do Altar, ao sul da barra de Portimão.

 

Manuel Teixeira Gomes, eleito Presidente da República Portuguesa em 1923 e autor de uma vasta obra literária, nascido em 27 de maio de 1860, em Vila Nova de Portimão, faz uma descrição do farol em 1937 na sua obra Miscelânea:

O farol da da Ponta do Altar, com o brilho insistente e límpido de um astro, estrelava-se no mar negro e quieto. A «via láctea» movia-se mais vagarosa do que nunca, pelo céu doidamente polvilhado de rubis e diamante.

 

Venha descobrir mais, na nossa Sala de Leitura.

 

 

Fundo da Junta Autónoma de Estradas (JAE)

Processo de construção do Farol de Portimão na Ponta do Altar

Código de Referência: PT/ADFAR/ACD/JAE/121/0002

Cota Antiga: JAE 214

 

Esta notícia foi publicada em 2 de Maio de 2023 e foi arquivada em: Documento em Destaque.