Arquivo Distrital de Faro
O Arquivo Distrital de Faro possui um papel fundamental na salvaguarda do património arquivístico e informacional da região do Algarve. Nos fundos à sua guarda podemos encontrar um grande manancial de informação que nos permite recuperar a memória administrativa e histórica da região algarvia.
O Arquivo Distrital de Faro assume um compromisso de proximidade com o cidadão, assegurando a gestão e preservação do seu acervo documental e garantindo o acesso à informação contida nos diversos documentos à sua guarda. Desta forma, procuramos fazer cumprir um direito constitucional que se consubstancia no acesso aos documentos da administração.
No âmbito das suas atribuições, o Arquivo Distrital de Faro estará sempre disponível para estabelecer cooperação com qualquer entidade pública ou privada.
____________________________________________________________________________________________________________________
O Arquivo Distrital de Faro assinala as Jornadas Europeias do Património (JEP) 2025 com o espetáculo Fábulas de Fedro
No dia 19 de setembro de 2025 (sexta-feira), às 21:30, o Museu Municipal de Faro, em colaboração com o Arquivo Distrital de Faro, apresenta um espetáculo de animação de areia, narração oral e música ao vivo. A tradição oral portuguesa cruza-se com a obra de Fedro, o fabulista romano. Histórias e canções que nos ensinam os valores da liberdade, da justiça e da igualdade. Um espetáculo que junta a animação de areia à palavra e à música, criando uma experiência memorável.
Dirigido a famílias com crianças a partir dos 4 anos e Público em Geral.
De entrada gratuita, mediante inscrição prévia e reserva de bilhete.
Inscrições contacte: 289 870 827
____________________________________________________________________________________________________________________
ACEDER AOS SERVIÇOS DO ADFAR | Consulta Real em Ambiente Virtual (CRAV)
____________________________________________________________________________________________________________________
Digitarq
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, disponibiliza, desde o dia 7 de abril, a nova versão da plataforma Digitarq.
Com tecnologia 100% web, poderosa e flexível, esta nova versão oferece um sistema mais robusto, com maior interoperabilidade, mais amigável e um nível de desempenho superior.
No conjunto de novidades destaca-se o recurso à Inteligência Artificial para o processamento de dados e pesquisas.
Veja aqui a apresentação da nova Plataforma Digitarq
____________________________________________________________________________________________________________________
REGULAMENTO | Serviços em linha e presenciais
Os Arquivos da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto instituições públicas, são responsáveis pela segurança, conservação e acesso a um valioso património documental, assegurando os meios indispensáveis ao serviço do cidadão. O presente Regulamento destina-se a definir normas que assegurem uniforme e equitativamente a prossecução daqueles três objetivos. Estas normas não responsabilizam apenas os Arquivos mas também os seus utilizadores. A sua observância por parte destes últimos constitui um contributo essencial para conseguir, em simultâneo, facilitar o acesso aos documentos e garantir a sua conservação e segurança.
Serviços
Documento em Destaque
Exposição endereçada ao Diretor Escolar do Distrito de Faro sobre o manifesto interesse na criação de uma escola em Salir

A exposição é apresentada pelos pais das crianças em idade escolar e em representação dos habitantes do lugar de Freixo Seco de Cima, da freguesia de Salir, concelho de Loulé. Entendem os expositores, que no referido lugar, o número de crianças em idade escolar justifica a abertura de uma escola. Venha descobrir mais na sala […]