6 de Fevereiro de 2023
Francisco José da Fonseca, Tabelião de Tavira
O destaque de fevereiro vai para a Descrição de Bens dos Autos de Inventário e Partilhas n.º 4/1818, do Tribunal Judicial da Comarca de Tavira, por falecimento do Inventariado Francisco José da Fonseca em que é Inventariante a esposa Camila Josefa de Oliveira.
Francisco José da Fonseca foi tabelião (notário) em Tavira, responsável por lavrar diversas escrituras e testamentos entre 9 de maio de 1789 e 27 de julho de 1803.
São diversos os documentos deste notário que encontramos em livros do Fundo do Cartório Notarial de Tavira. Este é um dos tabeliões (notários) que diariamente nos passam pelas mãos para emissão de certidões.
Um tabelião é uma das figuras importantes da comunidade, trata-se de um oficial público que faz e conserva as notas ou traslados de escrituras e outros documentos autênticos, sendo, em cada espaço social, o garante do valor probatório atribuído aos atos e contratos estabelecidos entre membros da comunidade. Mais tarde, a profissão evoluiu dando lugar aos notários.
No Arquivo Distrital de Faro estão depositadas as escrituras públicas e outros atos notariais dos 16 concelhos do Algarve.
Venha descobrir mais, na nossa Sala de Leitura.
Fundo do Tribunal Judicial da Comarca de Tavira
Descrição de Bens
Código de Referência: PT/ADFAR/JUD/TJCTVR/001/04483
Cota Atual: D6.2-E9-P4 – Cx 360 – TJCTVR/1/4483