Saltar os Menus

Leitura e Referência

 

Uma das principais atribuições do Arquivo Distrital de Faro é a promoção do acesso ao património arquivístico à sua guarda.

Na Sala de Leitura os utilizadores, devidamente identificados, podem aceder à documentação existente neste Arquivo Distrital.

Dispomos de uma biblioteca de apoio com monografias e obras de referência.

A Sala de Leitura (com WIFI gratuito) dispõe de 10 lugares.

Horário de atendimento: 9h15-16h00

 

.

Condições de utilização

O espaço de consulta e leitura destina-se exclusivamente à consulta do seu fundo documental.

O fundo documental encontra-se disponível para pesquisa através de índices, inventários, catálogos impressos e do  DigitArq.

Para consultar a documentação é necessário efetuar o pedido de consulta presencial, em linha, através da plataforma CRAV (crav.arquivos.pt).

Alguns documentos podem ser de acesso restrito por razões legais e/ou fragilidade do suporte e a sua consulta está condicionada a autorização prévia.

A Sala de Leitura é um espaço dedicado ao estudo e investigação, cujo ambiente deve convidar à concentração. Como tal, não é permitida a realização de trabalhos de grupo.

Na Sala de leitura não é permitido fumar, comer, beber ou alterar a colocação dos móveis e equipamentos aí disponíveis.

Não é permitida a entrada de chapéu-de-chuva e malas/sacos de grandes dimensões, bem como de objetos que possam ser considerados perigosos.

Não é autorizada a utilização de telemóveis na Sala de Leitura.

Todos os objetos pessoais interditos deverão ser colocados no cacifo situado na área de 1º atendimento. Depois de identificado é entregue ao utilizador a chave de um cacifo, no final da consulta a mesma deve ser devolvida no mesmo balcão de atendimento.

É permitida a utilização de computadores portáteis pessoais.

Por razões de conservação do património documental, não é permitido escrever, sublinhar, anotar ou fazer decalques sobre a documentação em consulta, dobrar folhas, forçar as encadernações ou praticar quaisquer outros atos prejudiciais à preservação das espécies.

Cada utilizador é responsável pela documentação requisitada desde a sua receção até à sua devolução.

Não são permitidas permutas ou cedência de documentação, nem o transporte, ainda que temporário, da documentação e/ou publicações para fora da Sala de Leitura.

Cada utilizador deve comunicar qualquer anomalia ou deficiência detetada nas espécies em consulta ou nos equipamentos que utiliza.

 

Referência

Na Sala de Leitura poderemos prestar ao utilizador orientação e apoio na definição de estratégias de pesquisa.

O Arquivo Distrital de Faro está ao seu dispor para responder a questões de informação breve e de carácter factual, efetuadas através de mail.adfar@adfar.dglab.gov.pt.

Última Actualização: 1 de Abril de 2025