Preservação e Restauro
O Arquivo Distrital de Faro tem como uma das suas principais atribuições, a par da difusão, a preservação da documentação à sua guarda. Nesse sentido, o grande objetivo é preservar a integridade da informação contida nos diferentes suportes que compõem os fundos, para que possam estar acessíveis e legíveis a todo o momento. Para isso são tomadas medidas de preservação e, por vezes, realizadas intervenções de restauro que nos permitam manter a documentação “saudável” e acessível.
Estratégias como a reprodução digital permitem-nos substituir a utilização dos documentos originais pelas suas reproduções. Desta forma, reduzimos a degradação do documento e contribuímos para a sua preservação a longo prazo.
No entanto, a preservação não é uma obrigação exclusiva do Arquivo Distrital de Faro, é um desígnio de todos nós. Com efeito, é com o contributo de todos que poderemos preservar a nossa memória coletiva.
Exortamos, então, os nossos leitores para uma conduta amiga dos documentos, pois só desta forma velamos pelo futuro da nossa memória coletiva.
Paulo Mariz Lourenço. 2015.